Share the post "O “cometa” que explica a mortalidade das crianças brasileiras"
Selecione a região acima para ver os municípios de cada Estado no gráfico.
Atenção: a opção “Brasil” pode demorar a carregar por causa da quantidade de dados
O gráfico de dispersão mostra qual é a relação entre duas variáveis. Neste caso, cada um dos pontos representa um município. Eles seguem uma diagonal, o que mostra que quanto maior a mortalidade na infância, maior a taxa de analfabetismo. Manaus (AM), por exemplo, tem analfabetismo de 4% e taxa de mortalidade de 15, enquanto Feijó (AC) tem 9 vezes mais analfabetos e mais que o dobro da mortalidade na infância. O tamanho das bolhas representa a média anual de mortes de crianças de até 5 anos entre 2009 e 2011, em números absolutos.
A distribuição dos municípios pelo gráfico revela diferenças regionais no Brasil. As cidades do Nordeste estão localizadas mais à direita e para cima, ou seja, têm indicadores significativamente piores que as do Sul e do Sudeste. A concentração de bolhas maiores no canto inferior esquerdo mostra como as capitais e grandes cidades apresentam melhores índices que os pequenos municípios, em média. Ao passar o mouse em cima de cada uma delas, é possível ver quais são as taxas de mortalidade e analfabetismo para cada cidade.
A mortalidade na infância é medida pelo número de mortes de crianças de até 5 anos por mil nascidos vivos. Já o analfabetismo medido é o da população de 18 anos ou mais.
Eu acho que a correlação entre os dois existe, mas não acho que seja direta, tentar resolver um problema pode não afetar o outro, devem existir variaveis escondidas que fazem elas se correlacionarem.
Como exemplo pode existir uma falta de investimento tanto na educacao como saúde. Investir em educação pode melhorar o analfabetismo mas não a saude e vice-versa.
Oi Eduardo,
Neste outro post, explicamos como fizemos a análise dessas relações: http://blog.estadaodados.com/entenda-como-foi-calculada-a-relacao-entre-mortalidade-na-infancia-e-analfabetismo/
Obrigado pelo comentário!